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E-commerce e género : análise das percepções de compra do consumidor

Autor(es): Ferreira, Joana Pereira Gonçalves cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6303

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): e-commerce; género; percepção; emoção; conveniência; confiança; fidelização; gender; perception; emotion; convenience; trust; loyalty


Descrição
Mestrado em Marketing O e-commerce tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal na última década e faz já parte do dia-a-dia dos Portugueses, como alternativa ou complemento ao comércio tradicional. Esta dissertação tem como objectivo analisar se existem divergências entre as percepções dos sexos masculino e feminino relativamente a compras online e, em caso afirmativo, de que modo estas divergem. Com base na literatura existente, foram identificados os principais factores que influenciam as compras online e foram desenvolvidas as hipóteses de investigação. Para avaliar as hipóteses, foi construído um questionário com base na literatura, e foi realizado um estudo de carácter quantitativo através de inquéritos a indivíduos pela Internet, tendo sido recolhidas 274 respostas válidas. Os dados recolhidos e as análises estatísticas realizadas, permitiram verificar a existência de diferenças na percepção de Homens e Mulheres no que respeita a compras online. A dimensão onde foram encontradas maiores diferenças perceptuais entre ambos foi a dimensão Emoção, enquanto a dimensão Conveniência mostrou ser a que tanto as Mulheres como os Homens inquiridos atribuem maior importância. E-commerce has been growing exponentially in Portugal in the last decade and is already part of the day-to-day life of the Portuguese, as an alternative or as a complement to traditional commerce. This thesis aims to analyze whether there are differences between the perceptions of males and females with regard to online shopping and, if so, how they differ. Based on existing literature, the main factos that influence online purchase were identified and research hypotheses were developed. To evaluate the hypotheses, a questionnaire was constructed based on the literature and a quantitative study gathered 274 valid responses from individuals through the Internet. The data and statistical analyzes collected, allowed us to verify the existence of differences in the perception of women and men with regard to online shopping. The dimension where major perceptual differences were found between both was the Emotion dimension, while the Convenience dimension proved to be the one that both Women and Men respondents attach greater importance.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Picoto, Winnie Ng
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