Author(s):
Martins, Miguel José Romão
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6069
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem; Avaliação; Desporto escolar; Educação física; Investigação educacional; Planeamento; Unidade multideficiência
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O presente relatório representa o culminar de um ano de estágio pedagógico inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana, o qual decorreu na Escola Básica e Secundária de Gama Barros, em Agualva-Cacém, no ano letivo 2012/13. Para a realização deste relatório, foram consideradas as quatro áreas referenciadas no Guia de Estágio Pedagógico, as quais compõem as vertentes de intervenção do estagiário.
Inicia-se com uma análise crítica ao contexto onde se desenvolveu o estágio, descrevendo-se a escola, as condições para a lecionação da Educação Física, o núcleo de estágio, o Grupo Disciplinar de Educação Física, bem como a turma envolvida.
A segunda parte envolve uma reflexão em cada área: Organização e gestão do ensino e da aprendizagem (Área 1), Inovação e investigação pedagógica (Área 2), Participação na escola (Área 3) e Relação com a comunidade (Área 4). Aqui, são enumeradas dificuldades, estratégias e perspetivas futuras.
Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre todo o processo de estágio, seus contributos, efeitos pessoais e profissionais, destacando lacunas que persistem, projetando o futuro, sem esquecer as dificuldades sentidas e conquistas atingidas.