Document details

Relatório final de estágio pedagógico : relatório de estágio realizado na Escol...

Author(s): Álvares, Diogo António dos Santos cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6064

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Educação física; Ensino; Escola; Estágio pedagógico; Estatuto; Estudantes; Formação; Investigação; Pedagogia; Professores


Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Este relatório é o produto de uma analise critico construtiva de todo o processo formativo do estágio pedagógico em Educação Física, desenvolvido no ano letivo 2012/2013, no agrupamento de escolas de Portela e Moscavide, na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela, Loures. O estágio decorreu num contexto onde os professores de Educação Física são bastante dinâmicos, tendo criado um departamento específico para a disciplina, com reuniões e debates sistemáticos, onde se evidenciou um espirito associativista. O professor estagiário apresentou uma clara evolução no domínio das competências inerentes à organização e gestão do ensino e da aprendizagem. O projeto de investigação permitiu concluir que a Educação Física comporta um bom estatuto no agrupamento de escolas de Portela e Moscavide. A participação na escola e relação com a comunidade revelaram-se pontos fulcrais para o exercício da profissão docente. Todo o processo de estágio permitiu projetar um conjunto de necessidades de desenvolvimento profissional que persistem. No final deste processo, evidencia-se a disciplina de Educação Física como um instrumento que pretende levar os alunos a respeitar os valores sociais e cívicos, em que assenta a sociedade onde vivemos, com o objetivo de os tornar cidadãos autónomos, livres e responsáveis.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Pedro, Maria da Conceição Rexelo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU