Document details

Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na...

Author(s): Carreira, Ricardo Filipe Rodrigues cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6051

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação; Conhecimento do professor; Educação física; Ensino e aprendizagem; Escola; Formação de professores; Investigação; Planeamento; Reflexão


Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Este relatório tem como objetivo analisar e refletir sobre o estágio pedagógico realizado na escola EB 2,3 Gaspar Correia no ano letivo de 2012/2013. Neste analisam-se os efeitos que a experiência formativa teve na formação pessoal e profissional do professor estagiário. A prática letiva foi realizada junto de uma turma de 3ºciclo, caracterizada por ser bastante heterogénea em termos motores e por apresentar bastantes comportamentos de indisciplina. Em termos de organização e gestão do ensino (área 1), destacam-se os progressos conseguidos, sendo notório o processo evolutivo. Na área da investigação e inovação pedagógica (área 2), foi realizado um estudo sobre o Estatuto da Educação Física no Agrupamento, o qual se revelou de grande qualidade, utilidade e pertinência. Quanto à área da participação na escola (área 3), a organização das atividades internas revelaram-se momentos muito formativos. Por último, na área da relação com a comunidade (área 4), o acompanhamento da direção de turma conduziu à compreensão da importância do diretor de turma, salientando o seu papel na ligação escola - família. Na reflexão final destaca-se a importância do estágio pedagógico para a formação profissional e faz-se referência à importância dos vários tipos de conhecimentos exigidos a um professor de Educação Física.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Pedro, Maria da Conceição Rexelo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU