Document details

Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na...

Author(s): Valério, Ana Filipa Cordeiro cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6046

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Comunidade escolar; Dinâmica escolar; Educação física; Escola; Estatuto; Formação; Investigação; Reflexão


Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário O relatório final é o produto de todo o desenvolvimento formativo inerente ao processo de estágio pedagógico que decorreu no envolvimento da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia - Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide (AEPM). Surgiu assim a primeira oportunidade de contacto de ensino da disciplina de Educação Física em contexto real. Esta reflexão global, mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação destas duas variáveis. O bom estatuto da Educação Física vivido no AEPM, permitiu que a participação dos professores estagiários fosse reconhecida, possibilitando uma grande autonomia nas áreas de organização e gestão do ensino e aprendizagem, na investigação e inovação pedagógica e liberdade para a criação e implementação de projetos na escola e para a comunidade. A abertura dos elementos intervenientes deste processo, permitiram um estágio complementar às necessidades de cada um, tanto pessoais como profissionais, dando voz ativa aos professores estagiários. Esta é a base de um processo desenvolvido de forma positiva, no sentido em já não é possível dissociar as várias áreas de formação e encarar as suas atividades inerentes isoladamente. E essa, numa perspetiva pessoal, é a essência da dinâmica escolar.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Pedro, Maria da Conceição Rexelo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU