Author(s):
Ferreira, João Miguel Pascoal
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6025
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aulas de grupo; Exercício e saúde; Gestão do desporto; Gestão de entradas; Ginásios; Piscina; Sala de exercício; Treino personalizado
Description
Mestrado em Exercício e Saúde O estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Exercício e Saúde da Faculdade
Motricidade Humana, tendo sido realizado no Infante de Sagres Health Club (ISHC), em
Belém. Os objetivos principais foram ajustar os bens/serviços da instituição às
necessidades reais de gestão e do cliente, melhorando a qualidade visível e a gestão dos
espaços e serviços. Foi necessário estudar a frequência de sócios utilizadores dos
diferentes espaços disponíveis no mesmo entre os meses de Janeiro a Maio 2012, o que
permitiu a recolha de informação relevante para criar um novo sistema de gestão de
entradas e organização de serviços em conformidade. Por outro lado, foi também objetivo deste estágio comparar as diferentes variáveis decorrentes da análise da frequência de utilização dos espaços funcionais e respetivos serviços durante os meses em estudo, tais
como a utilização diária e semanal. A análise desta informação permitiu uma nova
organização funcional dos espaços práticos, aumentando a eficiência da sua gestão.
Adicionalmente o apoio proporcionado ao processo de organização de eventos, alocação
de espaços e de recursos humanos foi também identificado como um objetivo importante.
Adquirir, analisar e disponibilizar dados que ajudassem a instituição a ficar mais eficiente e eficaz nos serviços disponibilizados aos sócios, criar um sistema de gestão e controlo de entradas eficiente e eficaz, foram também objetivos importantes delineados para o estágio. Foi então elaborado um plano de gestão de entradas fiável que permitiu dar resposta aos vários objetivos propostos.
Obtiveram-se resultados mensais de frequência média diária de sócios, valores semanais
de frequência de sócios e ainda frequência de sócios por dia da semana durante os cinco
meses em análise. Relativamente ao mês de Janeiro, o valor médio registado de
frequência diária foi de 451,1; Fevereiro 426 e Março 456,7. Em relação aos meses de
Abril e Maio os valores foram de 400,7 e 467,8 respetivamente. Outros resultados obtidos neste estudo foram as frequências médias de sócios a cada dia da semana durante os cinco meses. A frequência média foi de 579 à segunda-feira, 533 à terça-feira, 551 à
quarta-feira, 525 à quinta-feira, 457 à sexta-feira, 276 ao sábado e 195 ao domingo.
Estes dados permitiram melhores decisões de gestão por parte da direção da instituição.
Através da análise dos resultados foi possível melhorar serviços do clube tais como a colocação de horas de avaliação física na sala de exercício em horas do dia com maior
frequência ou ajuste de instrutores da piscina consoante a maior ou menor frequência de sócios a cada hora. Foi também possível verificar que existe uma tendência de
crescimento na frequência média de sócios à medida que avançamos no ano (de Janeiro
para Maio) e que à medida que a semana avança, o número de sócios vai reduzindo na
sua frequência. Isto permitiu à direção do clube ajustar os serviços oferecidos aos sócios de acordo com a semana e a época do ano. Sabendo quais os meses e dias com maior
ou menor frequência, é possível adaptar a oferta aos sócios. Este estágio melhorou o
sistema de gestão e controlo de entradas e aumentou a eficiência nos serviços prestados
aos sócios permitindo disponibilizar mais recursos quando necessário. Estes recursos
são tanto no âmbito de aulas de grupo como também de profissionais de apoio à sala de
exercício e piscina e outros serviços disponibilizados no health club (serviços de spa) para os dias e meses de maior frequência. Houve por isso um ajustamento de vários serviços do ginásio às reais necessidades dos utilizadores dos espaços e serviços.