Author(s):
Branco, Manuela Rodrigues
; Barrento, M.J.
; Santos, H.M.
; Santos, M.S.
; Arnaldo, P.
; Paiva, M.R.
Date: 2005
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/602
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): thaumetopoea pityocampa; feromona sexual; desfolha; monitorização
Description
Congresso Florestal Nacional: A floresta e as gentes - Actas das Comunicações A monitorização de insectos fitófagos é uma ferramenta essencial para Gestão Integrada de Pragas (IPM), visando determinar a sua abundância e prevenir danos.
Para a processionária do pinheiro, Thaumetopoea pityocampa, principal desfolhador nos povoamentos da região circum – Mediterrânica, não se encontram testados métodos de monitorização que permitam efectuar avaliaçoes fiáveis da densidade das populações, nem da sua relação com os danos resultantes.
Procedeu-se à monitorização da processionária do pinheiro em 20 parcelas, distribuidas por cinco povoamentos, seleccionados com base na intensidade do ataque, por forma a que estivessem representados níveis baixos, médios e altos de ataque. Utilizaram-se dois métodos de amostragem: armadilhas adesivas iscadas com a feromona sexual das fêmeas, Pityolure®, uma por parcela, e contagem dos ninhos larvares definitivos. Adicionalmente, procedeu-se à estimação da desfolha em cinco classes.
Considerando a totalidade das parcelas, encontrou-se uma correlação significativa, embora não muito elevada, entre o número médio de machos capturados por armadilha, e por parcela, e o número médio de ninhos por árvore (rs= 0.56 , p = 0.01), e entre a primeira variável e o grau médio de desfolha (rs = 0.68 , p = 0.001) . Eliminando o povoamento com maior intensidade de ataque, os valores das correlações passaram a ser de r = 0.81, p < 0.001 e de rs = 0.67, p = 0.004)
Para o conjunto de todos os povoamentos, verificou-se existir uma correlação significativa ( rs = 0.91, p < 0.001) entre o número médio de ninhos definitivos, por árvore, e o grau médio de desfolha.
Conclui-se que o método de quantificação populacional através da contagem de ninhos larvares constitui um bom método de monitorização das populações e é um indicador fiável dos níveis de desfolha esperados para esse ano. Quanto à monitorização através da captura de machos em armadilhas iscadas com feromona sexual, os resultados foram igualmente positivos para densidades populacionais da processionária baixas e médias.