Author(s):
Gonçalves, Maria José Broeiro
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5972
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Avaliação das aprendizagens e melhoria do desempenho; Avaliação do desempenho docente; Educação física; Qualidade no ensino e na escola; Sucesso educativo
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário A elaboração do presente trabalho, corresponde a uma reflexão sobre o
desempenho docente, centralizado nos dois primeiros ciclos avaliativos do desempenho
docente, ocorridos em Portugal. Esse período reflete a evolução de uma carreira de perto
de três décadas, que se foi ajustando de acordo com a evolução vivenciada pela docente,
relativamente às alterações verificadas na escola pública e na sociedade portuguesa.
Neste trabalho procuraram-se as ideias de diversos autores, que poderiam confirmar ou
alertar para os factos referentes à prática letiva e não letiva da docente, como professora
de educação física numa escola do ensino público.
A sua estrutura segue uma lógica sequencial, uma vez que estes dois biénios
ocorreram em escolas distintas, tanto na sua localização, como no seu contexto. O
primeiro capítulo, corresponde à introdução ao trabalho desenvolvido, no segundo
capítulo, faz-se um enquadramento mais pessoal, até ao momento da avaliação do
desempenho docente implementado pelo Ministério da Educação. O terceiro capítulo,
contempla a caracterização dos contextos escolares no biénio 2007/2009, numa escola
do distrito Lisboa e no biénio 2009/2011, numa escola do distrito de Setúbal. Em ambos
os contextos, foi solicitada pela docente a sua avaliação de desempenho docente com
observação de aulas. Elaborou um relatório de autoavaliação e apresentou as suas
evidências num portefólio (2007/2009) e num dossiê, com uma estrutura definida pela
escola (2009/2011). O quarto capítulo, corresponde aos processos de avaliação do
desempenho docente, nas quatro dimensões definidas na lei. Neste caso, a docente
optou por fazer uma abordagem com a inclusão dos dois contextos escolares, podendo
dessa forma, observar-se as diferenças ocorridas em cada escola. O quinto capítulo,
corresponde a uma reflexão final da docente, aos processos de avaliação do
desempenho docente e ao trabalho coletivo e individual ocorrido na sua disciplina a
Educação Física. A terminar, apresentam-se como anexos as evidências consideradas
mais pertinentes.