Document details

Relatório final de mestrado : relatório detalhado sobre a atividade profissiona...

Author(s): Gonçalves, Maria José Broeiro cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5972

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Avaliação das aprendizagens e melhoria do desempenho; Avaliação do desempenho docente; Educação física; Qualidade no ensino e na escola; Sucesso educativo


Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário A elaboração do presente trabalho, corresponde a uma reflexão sobre o desempenho docente, centralizado nos dois primeiros ciclos avaliativos do desempenho docente, ocorridos em Portugal. Esse período reflete a evolução de uma carreira de perto de três décadas, que se foi ajustando de acordo com a evolução vivenciada pela docente, relativamente às alterações verificadas na escola pública e na sociedade portuguesa. Neste trabalho procuraram-se as ideias de diversos autores, que poderiam confirmar ou alertar para os factos referentes à prática letiva e não letiva da docente, como professora de educação física numa escola do ensino público. A sua estrutura segue uma lógica sequencial, uma vez que estes dois biénios ocorreram em escolas distintas, tanto na sua localização, como no seu contexto. O primeiro capítulo, corresponde à introdução ao trabalho desenvolvido, no segundo capítulo, faz-se um enquadramento mais pessoal, até ao momento da avaliação do desempenho docente implementado pelo Ministério da Educação. O terceiro capítulo, contempla a caracterização dos contextos escolares no biénio 2007/2009, numa escola do distrito Lisboa e no biénio 2009/2011, numa escola do distrito de Setúbal. Em ambos os contextos, foi solicitada pela docente a sua avaliação de desempenho docente com observação de aulas. Elaborou um relatório de autoavaliação e apresentou as suas evidências num portefólio (2007/2009) e num dossiê, com uma estrutura definida pela escola (2009/2011). O quarto capítulo, corresponde aos processos de avaliação do desempenho docente, nas quatro dimensões definidas na lei. Neste caso, a docente optou por fazer uma abordagem com a inclusão dos dois contextos escolares, podendo dessa forma, observar-se as diferenças ocorridas em cada escola. O quinto capítulo, corresponde a uma reflexão final da docente, aos processos de avaliação do desempenho docente e ao trabalho coletivo e individual ocorrido na sua disciplina a Educação Física. A terminar, apresentam-se como anexos as evidências consideradas mais pertinentes.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Rodrigues, António José Mendes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU