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A gestão escolar: o papel do diretor e a participação dos pais na socialização ...

Autor(es): Guedes, Agostinho Sequeira cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5874

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Gestão escolar; Papel do diretor; Autonomia das escolas; Liderança; Participação; Socialização; School management; The director’s role; School autonomy; Leadership; Participation; Socialization


Descrição
Relatório Profissional para obtenção de grau de Mestre em Administração Pública - MPA O Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei nº 224/2009, de 11 de setembro e, mais recentemente, pelo Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, no seu preâmbulo, assume-se como o normativo que veio reforçar a autonomia e a participação da comunidade na gestão da Escola. Com a introdução da figura do Diretor, pretende-se reforçar a liderança, esperando-se que daí resulte uma maior eficácia da execução das medidas de política educativa e do serviço público da educação. Com este trabalho pretende-se analisar as consequências da implementação do referido normativo na organização escolar e na sua interação com os alunos e as suas famílias. The Decree-Law No 75/2008 of April 22, amended by the Decree-Law No 224/2009 of 11 September and, more recently, by the Decree-Law No137/2012 of July 2, in its preface it is assumed as the standard that comes to reinforce the autonomy and community participation in school management. With the introduction of the Director’s role, it is desired to strengthen the leadership, it is expected that this results in a more efficient implementation of measures of educational policy and public service education. This work aims to analyze the consequences of implementing the said process in school organization and their interaction with students and their families.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Trindade, Alice Donat
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