Author(s):
Viegas, Tiago Nunes
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5699
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Desporto; Evento desportivo; Jogos da Lusofonia; Língua; Olimpismo; Política económica; Política educativa; Política financeira; Política social
Description
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas Numa época em que tanto se fala de crise Económico- Financeira, em que cada vez mais nos sentimos presos às notícias sobre o aumento dos impostos, o aumento do défice, o aumento da austeridade, aliado aos baixos salários, faça com que a motivação para produzir é cada vez menor. Os eventos desportivos, são de certa forma momentos, de abstração, que nos permitem de uma forma emotiva conviver, festejar, superarmo-nos através da prática da atividade física, ou até mesmo pela fato da equipa por quem nutrimos simpatia, simplesmente vencer.
Os Jogos da Lusofonia são um evento, que tem por objetivo unir diversos países e regiões através da Língua portuguesa.
Como estava bem patente no lema dos 2ºs Jogos da Lusofonia- Lisboa 2009, “A União mais forte que a Vitória”, pretende-se que este evento, com o esforço de todos seja um sucesso e uma bandeira para a Lusofonia.
Com este trabalho pretendo fazer uma análise ao relatório oficial dos 2ºs Jogos da Lusofonia, e com isso saber se vale a pena organizar este evento.
Ambiciono também de certa forma, deixar algumas críticas relativas a determinados pontos do relatório oficial, permitindo a quem venha a organizar um evento desportivo desta natureza, tenha em atenção alguns aspetos que podem influenciar o seu sucesso.