Autor(es):
Lopes, Margarida Chagas
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5690
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Public Education; Neoliberalism; Critical Pedagogy; Portugal; Educação Pública; Neoliberalismo; Pedagogia Crítica; Portugal
Descrição
As well as in other social domains, neoliberalism has been invading education. This
trend is leading to a general commodification and to the progressive substitution of
some basic values, as the equality of opportunities, by efficiency and competitiveness.
At the same time, education policies become more and more shaped by strict economic
principles, reflecting the training acquired by decision makers in economics and
economics of education courses. That is why we reject, as a critical social scientist, the
view that the viability of public education could be discussed uniquely on the grounds
of mainstream public economics criteria. On the contrary, that discussion must allow
critical pedagogies and alternative approaches to express themselves. Also mainstream
clichés must be systematically criticized, as we exemplify in the domain of economics
of education. Actually, those are the indispensable complimentary pathways throughout
which we can return to education its full meaning as a social service; and also to
economics of education its legitimacy as a social science. A progressiva invasão da educação, tal como outros sectores sociais, pelas ideias
neoliberais, tem vindo a dar lugar à mercadorização generalizada, bem como à
substituição de princípios base da escola democrática – como o da igualdade de
oportunidades – pelos objectivos de eficiência e competitividade. Este processo
desenrola-se a par da implementação de políticas educativas também elas cada vez mais
marcadas pela tónica economicista, ou não fossem os decisores treinados
maioritariamente pela mainstream economics. Em nossa opinião, há que devolver à
educação o seu estatuto de serviço social, enquanto esteio de uma sociedade
democrática. Para isso, torna-se necessário proceder a uma reavaliação crítica da
educação pública. No entanto, esta não pode limitar-se a um mero estudo de viabilidade
económica, antes deve necessariamente convocar os contributos das pedagogias críticas
e de outras abordagens alternativas às correntes dominantes. Por outro lado, há também
que proceder sistematicamente à desconstrução dos clichés e ideias feitas em domínios
como o da economia da educação, onde se contribui para reproduzir as abordagens
mainstream na formação dos futuros analistas e dirigentes.