Detalhes do Documento

Identificação com a equipa e perceção de valor : influência no processo de deci...

Autor(es): Pombo, André Baptista cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5390

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Gestão do desporto; Identificação com o clube; Intenção de compra; Marketing do desporto; Merchandise; Perceção de valor; Benfica


Descrição
Mestrado em Gestão do Desporto Pretendendo aferir a influência da identidade com o clube e a perceção de valor na intenção de compra de merchandise licenciado do Sport Lisboa e Benfica, foram recolhidos 257 questionários junto ao estádio do clube e através da análise fatorial foram identificados dois fatores principais: identificação com a equipa (9,22% da variância) e perceção de valor e intenção de compra (49.76% da variância). Através do método de regressão que demonstrou uma relação não significativa entre o fator identificação e o fator perceção de valor/intenção de compra, realizou-se uma estimação das pontuações dos fatores de modo a valorar a situação relativa de cada variável nesses fatores. Os resultados dos coeficientes estandardizados de Beta foram de β=0,156. Os resultados obtidos levaram-nos a retificar a nossa hipótese e rejeitar as previamente selecionadas como objeto de estudo, colocando a seguinte afirmação para ser verificada: A identificação com o clube, a perceção de valor e a intenção de compra influenciam diretamente a decisão de compra, uma vez que faria mais sentido estudar a proporção em que estes fatores influenciam a decisão de compra do que verificar qualquer das hipóteses inicialmente formuladas. Pela análise dos resultados das médias das respostas do questionário concluímos que os adeptos são sensíveis ao preço dos produtos, independentemente dos níveis de identificação com o clube que apresentam, que os adeptos benfiquistas consideram a compra de merchandise do clube uma compra de valor elevado e injustificada quando comparada com a compra de produtos semelhantes, que dão mais valor a assistir a um jogo do que à compra de merchandise do clube e que não consideram o merchandise do clube uma compra que valha a pena.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Correia, Abel Hermínio Lourenço
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia