Author(s):
Almeida, Gabriela Sousa Neves de
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5159
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Desenvolvimento motor; Infância; Percepção de competência motora
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora Desenvolvimento motor refere-se ao processo contínuo de mudança que o indivíduo
sofre com a maturação e crescimento ao longo da vida. O desenvolvimento começa
com reflexos primitivos, progride para movimentos posturais, locomotores e,
finalmente, para movimentos manipulativos (Utley & Astill, 2008). O desenvolvimento
do controlo postural é a chave para outros aspectos do desenvolvimento,
nomeadamente dos sistemas visual e vestibular. Assim que a criança se desloca
autonomamente, outras habilidades começam a emergir. Quando a criança aprende
uma nova habilidade motora, ela passa por uma série de fases num contínuo, desde
uma fase mais elementar até uma fase especializada. O desenvolvimento motor é
um aspecto do processo de desenvolvimento psicomotor global e toma um papel
preponderante na aquisição de comportamentos em outros domínios,
designadamente perceptivo, sócio-emocional e cognitivo. O julgamento positivo que
a criança faz das suas habilidades motoras determina motivação para a participação
em actividades físicas, aumentando e melhorando o seu reportório de habilidades
psicomotoras. Evidências empíricas dão conta da importância de conhecer a
sequência do desenvolvimento motor e o papel da competência motora percebida,
possibilitando aos profissionais do desenvolvimento infantil efetividades na
identificação de perturbações do desenvolvimento para intervenções psicomotoras
preventivas e reeducativas, com vista a desenvolver e aumentar habilidades
motoras, tomar o curso normal do desenvolvimento e construir percepções mais
elevadas.