Autor(es):
Carvalho, Adriano Quintas de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5148
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Análise sequencial; Mapeamento comportamental; Perturbações no ténis; Psicologia ecológica; Zonas de acção no ténis
Descrição
Mestrado em Psicologia do Desporto O objectivo deste estudo foi identificar e caracterizar, segundo os pressupostos teóricos da psicologia ecológica de Roger Barker, situações de perturbação criadas a partir do fundo do court, no jogo de ténis. Para tal, foram analisadas 80 jogadas, cujo ponto terminou devido a perturbações criadas a partir do fundo do court. Baseado na opinião de treinadores experientes, foram identificados, em cada uma das jogadas, os batimentos responsáveis pelas situações de perturbação. Cada uma das situações de perturbação foi caracterizada, de uma forma sequencial, quanto ao posicionamento dos jogadores no campo, às acções técnicas realizadas e aos deslocamentos efectuados. Para a caracterização do posicionamento dos jogadores no campo foi utilizado um “sistema de zonas de acção” especialmente concebido para o efeito. As acções técnicas foram caracterizadas quanto ao tipo de batimento, direcção, efeito e velocidade, através de um “sistema de categorias de observação”. Por último, foram ainda analisados os deslocamentos que cada jogador impôs ao seu adversário durante os processos de perturbação, independentemente das técnicas utilizadas ou das zonas do campo ocupadas.
Foram identificados 5 padrões na movimentação dos jogadores, que derivam do tipo de deslocamento que os mesmos impõem um ao outro e 2 padrões na profundidade e velocidade de bola que os jogadores utilizam para desequilibrar o adversário a partir do fundo do court. Por outro lado, os resultados não mostraram a existência de padrões de comportamento, relativamente ao posicionamento dos jogadores no campo e às acções técnicas que estes executaram durante as perturbações analisadas.
Estes resultados parecem indicar que os comportamentos de perturbação dos jogadores são constrangidos por uma estrutura comportamental extra-indivíduo, mas que permite a individualidade de cada um na busca das melhores soluções para atingir um objectivo.