Author(s):
Costa, Liliana Rodrigues da
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5118
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Fado; Cultura; Estratégia; Política cultural externa; Portugal; Internacionalização; Fado; Culture; Strategy; Cultural foreign policy; Portugal; Internationalization
Description
Tese de Mestrado em Relações Internacionais No contexto de permanente crise, financeiramente agravada nestes últimos anos,
equacionar a cultura enquanto via possível para uma solução estrategicamente ganhadora ou, pelo
menos, elemento-chave, é uma alternativa. Uma chave, uma opção criativa para a fuga ao
panorama de constrangimento e restrição económica, assim como, de empreendedorismo fatalista.
Fado - Matriz para uma (nova) Política Cultural Externa. Uma Estratégia Cultural ao
serviço de Portugal analisa a questão da política cultural externa portuguesa, entre o Estado
Novo e 2009, e aborda a necessidade expressa de edificar uma estratégia cultural forte e visível.
Apontamos o fado como possível matriz desta (re)nova(da) estratégia. O fado que é
presença nas artes, nas manifestações e produções culturais, sobretudo, ao longo do último
século. O fado que, enquanto produto cultural genuíno e internacionalizado, transporta e difunde
consigo a língua portuguesa, o particular jeito de ser português e parte da cultura que nos
identifica. E que é símbolo e representa a presença de Portugal no Mundo.
Porque investir na cultura não é desperdiçar fundos, mas repensar uma estrutura social,
institucional, educacional e de investimento consideramos que hoje, Portugal precisa de deixar a
neblina. É agora que Portugal precisa de arriscar e cumprir-se enquanto país! In a context of permanent crisis, financially exacerbated in this last year to see culture as a
possible way for a strategic and winner solution is a part of an alternative. A key, a creative option to
escape from the constrained and restricted environment as well as this fatalistic entrepreneurship.
Fado – The Matrix for a (new) Cultural Foreign Policy. A Cultural Strategy to Portugal
analyze the portuguese cultural policy's issue, from New State till 2009, and the expressed need to
build a cultural strategy strong and visible.
We indicate Fado as a possible matrix for this (re)new(ed) strategy. Fado, that is present in
arts, in cultural events and productions, especially, in this last century. Fado, as a genuine and an
internationalized cultural product, brings and diffuses with him the portuguese language, the
particular way of being portuguese and also part of the culture that identifies each one of us. And
that it's a symbol and represents the presence of Portugal in the World.
To invest in culture is not just wasting money but it's a way of rethinking a social,
institutional and educational structure.
Portugal needs to leave the mist! It's right now that Portugal needs to take risks and to be
fulfilled as a country!