Document details

Utilização dos social media numa campanha de comunicação integrada da indústria...

Author(s): Rodrigues, Marisa Andrea Lopes cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5077

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Redes Sociais; Facebook®; e-health consumer,; Indústria Farmacêutica; Comunicação Integrada de Marketing; Enxaqueca; Campanha de Sensibilização para Patologia; Social Media; Pharmaceutical Industry; Integrated Marketing Communication; Migraine; Disease Awareness Campaign


Description
Mestrado em Marketing Este trabalho foca-se na temática das alterações no paradigma da comunicação fruto da generalização da internet e das modificações no comportamento dos doentes, e.g. na pesquisa de informação sobre saúde online. Para melhor entender o impacto desta mudança, decidiu-se efetuar um estudo de caso de uma campanha da Indústria Farmacêutica (IF), na área da enxaqueca, nos social media cujo segmento alvo é a população. O estudo de caso foi efetuado através de duas entrevistas em profundidade a dois colaboradores envolvidos no caso, seguida de uma análise de conteúdo ao historial de comentários da página de Facebook® da campanha. Verificou-se que com um orçamento curto, com uma estratégia bem definida e com uma comunicação integrada entre canais, é possível lançar uma campanha de sensibilização para a patologia nos social media, cujo crescimento gerou partilha de informação e engagement entre doentes, levando a um impacto positivo na sua saúde. Esta campanha é um exemplo de como a Indústria Farmacêutica poderá ser importante na evolução das funções dos doentes e médicos, consequentes da alteração do paradigma da comunicação. This research is focused on the changes in the communication paradigm that rose from the internet generalization and consequent modifications in patient behavior, such as searches online for health related information. To better understand the impact of this change, a case study was developed, based on a migraine awareness campaign, launched in the social media by the pharmaceutical industry, whose target was the population. The methods of the case study included two in-depth interviews of two employees involved in the case, followed by content analysis of some comments in the Facebook® page of the campaign. The results showed that with a short budget, a well-defined strategy and an integrated communication between channels, it is possible to launch a disease awareness campaign in the social media, whose growth led to the engagement and sharing of information between patients, and ultimately leading to a positive impact in their health. This campaign is an example of how the pharmaceutical industry may have an important role in the evolution the patients and physicians, arising from the changes in the communication paradigm.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brites, Rui
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU