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A Atitude dos professores em relação à inclusão de alunos com deficiência visua...

Author(s): Ferreira, Luís Manuel Silva cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/5020

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Alunos; Atitudes; Deficiência visual; Educação especial; Ensino regular; Escolas de referência; Inclusão; Professores; Sala de aula; Turmas


Description
Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual. A escola inclusiva é aquela em que todos os alunos têm o direito de a frequentar em situação de equidade. Este estudo exploratório pretendeu analisar as atitudes dos professores relativamente à inclusão de alunos com deficiência visual (DV) na sala de aula, a aquisição das suas competências sociais e académicas e a atitude em relação às competências do professor. Foi aplicado um questionário, construído para o efeito, a 114 professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Secundário: 72 participantes lecionavam em escolas de referência e 42 davam aulas em escolas de não referência. 39.5% dos professores foram favoráveis à inclusão permanente do aluno com DV na sala de aula, 71.9% optou pela inclusão em algumas aulas, tendo as restantes na sala de educação especial. Dos participantes 73.7% demonstraram ter atitudes positivas em relação à aquisição das competências sociais do aluno com DV, 33.7% consideraram igualmente importantes as competências do professor, 29.9% concordaram com as competências académicas. Lecionar ou não numa escola de referência para alunos com DV parece ter influenciado as respostas em relação às competências sociais e às competências do professor, tal como o nível de ensino e o tempo de serviço dos docentes.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
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