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Intervenção psicomotora com crianças com perturbação do espectro do autism...

Autor(es): Maria, Inês Tecedeiro Rodrigues cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/5012

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Associação portuguesa para as perturbações do desenvolvimento e autismo; Avaliação psicomotora; Centro de recursos para a inclusão; Intervenção psicomotora; Observação do perfil psicomotor e comportamental


Descrição
Mestrado em Reabilitação Psicomotora Na intervenção psicomotora, o corpo é utilizado como recurso para promover a empatia e a comunicação, sendo o jogo uma ferramenta essencial de intervenção para promover o desenvolvimento global da criança. As crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, apresentando limitações a nível comunicativo, social, nos comportamentos e interesses, que se caracterizam pelo seu caráter restrito e repetitivo, bem como a nível sensorial e motor, podem beneficiar de uma intervenção psicomotora. O presente relatório descreve o trabalho de estágio desenvolvido no Centro de Recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, com crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo em escolas de ensino regular (1º, 2º e 3º ciclos). Este relatório inclui uma revisão teórica atual relativa às Perturbações do Espectro do Autismo, o enquadramento institucional e legal do estágio e a descrição de seis estudos de caso de crianças com Perturbações do Espectro do Autismo, que beneficiaram de intervenção psicomotora, de caráter individual, sendo descrito todo o processo de avaliação, estabelecimento de objetivos, planeamento e intervenção. Da referida intervenção, que decorreu entre janeiro e junho de 2012, foi possível constatar melhorias a nível psicomotor e a nível comportamental, nos casos apresentados.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
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