Author(s):
Dias, Patrícia Alexandra Pimenta
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4587
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Motivação; Desempenho; Crise Económica; Medidas "Anti-Recessão"; Motivation; Performance; Economic Crisis; "Anti-Recession" measures
Description
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos A motivação tem sido uma temática muito debatida em diversas áreas de estudo. Manter e gerir a motivação dos colaboradores nas empresas não é tarefa fácil, sobretudo em períodos de crise económica em que cortes orçamentais nos são impostos diariamente. Também durante este período conturbado, as empresas são levadas a tomar medidas para reduzir custos e para se poderem manter no activo. O objectivo central deste estudo é analisar a motivação dos colaboradores tendo em conta as medidas "anti-recessão" aplicadas em duas empresas do sector da construção, pertencentes ao mesmo grupo empresarial mas situadas em dois países diferentes, mais concretamente em Portugal e Espanha. Será que a remuneração é o principal factor de motivação dos colaboradores das empresas portuguesa e espanhola? Existirão grandes variações no estado motivacional dos colaboradores das diferentes empresas? Terá sido a motivação dos colaboradores, afectada pelas medidas aplicadas pela administração das empresas ou pelo contrário, as medidas aplicadas não tiveram nenhum tipo de impacto? Para obtermos a resposta a estas questões utilizámos como ferramenta de investigação base o instrumento de medida de motivação, desenvolvido por Ferreira et. Al, em 2006, a "Escala Multi-Factorial Multi-Moti", que adaptámos em função da temática deste estudo. Através deste estudo de caso foi possível verificar que, apesar dos inquiridos de ambas as empresas se identificarem com a sua função e demonstrarem lealdade para com a entidade empregadora, as opiniões dos colaboradores da empresa de Portugal e da empresa de Espanha divergem em muitos factores, nomeadamente no modo como encaram as medidas aplicadas nas empresas onde exercem funções e na satisfação que demonstram em relação às suas condições de trabalho. Motivation subject has been debated across different study areas. Maintaining and managing employee motivation is not an easy task. Especially when we face an economic crisis that forces companies to frequent budget cuts. During this difficult period, companies are forced to adopt measures to reduce their costs so they can continue their activity. In this article, we study the employee motivation in two companies from the same group, working in the construction sector. One company operates in Portugal and the other in Spain and both have recently adopted anti-recession measures. Is salary incoming the most important factor to the employees? Has employee motivation been affected by measures adopted by the companies or, otherwise, weren't affected at all? To answer these questions we did our research aided by a motivation measure tool developed by Ferreira et. Al, in 2006, the "Multi-Factorial Scale - Multi-Moti". In this case study, we were able to observe the different opinions between the interviewed employees from both Portuguese and Spain companies. Despite their loyalty to their companies they had strong divergences, especially regarding the satisfaction of labor conditions and acceptance of the anti-recession measures.