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Relação da personalidade da marca com a análise do capital da marca a longo pra...

Author(s): Fernandes, Maria Teresa da Cunha de Almeida cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/4311

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Capital da Marca; Customer-Based Brand Equity; Personalidade da Marca; Brand Equity; Brand Personality


Description
Mestrado em Marketing Neste estudo, a brand equity (capital da marca), aferida com base no modelo de customer-based brand equity e as estratégias de construção, reforço e revitalização da marca serão os principais temas a abordar. Os objectivos fundamentais do estudo são: aferir o capital da marca Snickers® percepcionada pelos consumidores em Portugal; detectar se há relação entre a personalidade de Snickers® e o respectivo capital da marca e, (3) explorar se os elementos de reforço da marca são relevantes para o consumidor quando estudado o capital da marca. O presente estudo é de carácter exploratório, recorrendo ao método quantitativo através do inquérito por questionário com uma amostra não probabilística de 107 consumidores de chocolate. Os resultados obtidos permitem concluir que: (1) o capital da marca Snickers® é positivo, tendo todas as dimensões sido avaliadas com valores positivos; (2) existe uma relação positiva e significativa entre a personalidade e as dimensões do capital da marca, sendo uma mais-valia para o estudo da marca incluir o estudo da personalidade; e (3) as dimensões de reforço da marca Snickers® são relevantes quando percepcionadas pelos consumidores, sendo também uma mais-valia para o estudo do capital da marca. In this study, brand equity, customer-based brand equity and brand reinforcement and revitalization strategies will be the main topics addressed. The fundamental objectives of this study are: (1) assess the value of Snickers'® brand perceived by Portuguese consumers, (2) assess whether there is an association between Snickers'® personality and its brand equity and (3) explore if the reinforcing elements of the brand are relevant to the consumer when assessing its brand equity. This research is an exploratory study, using the quantitative method through the questionnaire survey of a non probabilistic sample of 107 chocolate consumers. The results showed that: (1) Snickers'® brand equity is positive since all its dimensions were assessed with positive values, (2) there is a positive significant relationship between personality and the brand equity dimensions, making it beneficial to study personality when studying brand equity; and (3) the reinforcement elements are relevant to customers when studying brand equity.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes
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