Author(s):
Dias, Raquel Alexandra Guerra
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/3723
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Utilities; Gás Natural; Liberalização; Diversificação; Forças Competitivas; Natural Gas; Liberalization; Diversification; Competitive
Description
Mestrado em Ciências Empresariais O Gás Natural, como utility que é, constitui uma fonte energética fundamental no panorama energético de qualquer país. Nos últimos anos, o mercado de GN tem vindo a sofrer algumas alterações significativas a nível estrutural, nomeadamente, através da imposição da Directiva Comunitária da União Europeia 98/30/CE, de 2 de Junho de 2008. A referida Directiva estabeleceu regras quanto à liberalização do Mercado. O documento irá centrar a sua análise no conjunto de acções que foram necessárias desenvolver para que o referido processo de liberalização fosse uma realidade. Tornou-se assim necessário, que as empresas reorganizassem os seus processos e modo de actuação para poderem responder a uma nova realidade de mercado. Um dos processos que irá ser objecto de análise é o processo de Unbundling. O intuito deste documento é o de analisar as medidas e as alterações que foram necessárias para a implementação da liberalização. Deste modo, será efectuada uma análise dos decretos e das suas implicações práticas, os timings de implementação da liberalização e as diferenças entre os diversos países. Uma das alterações fundamentais introduzidas por este processo e que será analisada em detalhe, é a possibilidade de escolha livre dos fornecedores por parte dos consumidores. Pretende-se analisar o perfil dos consumidores, medir a sua sensibilidade ao preço e as suas oscilações entre comercializadoras/fornecedores, assim como outros indicadores que motivam a sua mudança. Considero ainda ser importante efectuar uma análise de "Michael Porter" sobre as forças competitivas da indústria do Gás Natural, de modo a analisar a indústria relativamente aos concorrentes, clientes, fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e a possibilidade de surgimento de produtos substitutos. Finalmente, irei efectuar uma reflexão sobre a possibilidade de as empresas que operam no mercado necessitarem de alterar o seu modelo estratégico e diversificar o seu negócio. Natural Gas is a very important source of energy, in the energy landscape of any country. In recent years the market for natural gas has undergone some significant changes at the structural level, notably through the imposition of the EU Directive 98/30/EC of the European Union, of June 2, 2008. This Directive lays down rules concerning the liberalization of the natural gas market. The paper will focus its analysis on the set of actions that were necessary to develop the aforementioned process of liberalization has become a reality. It has thus become necessary for companies to reorganize their processes and mode of action, in order to respond to a new market reality. One of the processes that will be analyzed in this paper is the unbundling process. The purpose of this paper is to analyze the changes and measures that were necessary for implementing liberalization policies. Therefore, will be analyzed the legislation implementation and it's practical effects, the timings of liberalized market implementation and differences between countries. One of the major changes that will be discussed in detail, it is intended with the fact that with market liberalization it became possible to consumers to freely choose their supplier. It is intended to analyze the consumers' profile, measuring their price sensitivity and its fluctuations between traders/ suppliers, as well as, other indicators that motivate their change. I also believe it is important to do a review of Michael Porter competitive forces of the natural gas industry, in order to analyze that industry with regard to: competitors, customers, suppliers, threat of new competitors and the possible emergence of substitute products. Finally, I will make a reflection on the possibility of companies operating in this market need to change their strategic model and probably diversify their business.