Autor(es):
Santos, José Manuel Novais de Magalhães
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3423
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): competitividade; comércio internacional; exportações; indústria farmacêutica; parcerias; medicamentos; competitiveness; international trade; exports; pharmaceutical industry; partnerships; pharmaceuticals
Descrição
Mestrado em Gestão/MBA A evolução global da humanidade, tanto a nivel social como económico, coloca um imenso desafio e exige um grande progresso à indústria farmacêutica, responsável por desenvolver, produzir e comercializar medicamentos. A evolução social impõe novos padrões de actuação, pelo impacte que o medicamento tem no bem-estar da humanidade, seja na prevenção, seja no tratamento da doença; a globalização económica exige à indústria farmacêutica um crescente aperfeiçoamento empresarial, em domínios que vão desde a qualidade dos produtos, à investigação e desenvolvimento, ao marketing utilizado, e até aos preços praticados ou à capacidade de adaptação cultural e de regulamentação de mercados externos. No contexto presente, de globalização da economia e da saúde, este estudo procura identificar e analisar os factores e as estratégias que sustentam a competitividade internacional da indústria farmacêutica portuguesa, através da análise das suas exportações. No âmbito do trabalho realizou-se uma revisão da literatura conhecida e uma caracterização do sector farmacêutico. Complementou-se com um estudo descritivo, onde se retrata a evolução das exportações portuguesas de produtos farmacêuticos, e um subsequente estudo explicativo, efectuado com o objectivo de identificar e avaliar os factores de competitividade na exportação da indústria farmacêutica portuguesa. Este último estudo foi grandemente suportado pelo material recolhido nas entrevistas a empresas portuguesas exportadoras com unidades nacionais de produção de produtos farmacêuticos. The global evolution of humankind, both social and economical, poses a huge challenge and demands great progress to the pharmaceutical industry, responsible for developing, producing and selling drugs. Social evolution sets new performance standards, due to the impact that drugs have on human welfare, be on disease prevention or treatment; economic globalization imposes on the pharmaceutical industry a permanent improvement of its business, in areas ranging from the quality of products, research and development, marketing, pricing or even the ability to meet cultural differences and support foreign markets regulation. In the current context of economic and health globalization, this study aims at identifying and analyzing the factors and strategies that support the international competitiveness of the Portuguese pharmaceutical industry, through the analysis of its exports. This work considers a review of known literature and a characterization of the pharmaceutical sector. These were complemented with a descriptive study of the Portuguese pharmaceuticals' exports evolution and a subsequent explanatory study to identify and assess the Portuguese pharmaceutical industry export competitiveness factors. The latter study was greatly supported by the material gathered in interviews with the Portuguese export companies that own pharmaceutical production facilities.