Autor(es):
Nobre, Ana Lúcia Maurício
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3406
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Publicidade; Criança; Desenvolvimento da criança; Televisão; Publicidade televisiva; Brinquedo; Advertising; Children; Children development; Television; Television advertising; Toys
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação Social O objectivo deste estudo é identificar as principais caraterísticas dos anúncios televisivos a
brinquedos. Procurámos perceber como é que se processa o desenvolvimento da criança, qual a
importância do brinquedo nesse processo, para entender como é que a publicidade, especialmente
a emitida pela televisão, a pode influenciar e quais as reacções da criança à publicidade.
Foram utilizadas dois tipos de análise: a Análise de Conteúdo, para compreender e
identificar as características dos anúncios referidos e quais os brinquedos mais relevantes, através
da análise a 61 anúncios a brinquedos emitidos em Novembro de 2009, pela SIC; na Análise
Secundária de Fontes Oficiais foram utilizados os dados da Marktest para percebermos, ao nível
de investimento, a importância do sector dos brinquedos.
Concluímos que neste tipo de anúncios o discurso é emotivo, havendo sempre música e
narrador. As crianças são uma presença frequente, assim como os desenhos animados e o
manuseamento do produto. O tema e o brinquedo mais relevante varia consoante o género do
destinatário. Relativamente ao mercado publicitário, este sector não tem muita expressão.
Numa sociedade onde a publicidade é uma presença constante os pais e escolas
desempenham um papel fundamental na preparação das crianças para esta realidade. The aim of this study is to identify the main features of television toy’s advertisements. We
tried to understand the process of child development, the role of toys in it, in order to understand
how can advertising, specially the one viewed on television, influence children and how they react
to it.
Were used two types of analysis: content analysis, to understand and identify the features
of these advertisements and also which are the most relevant toys, through the analysis of 61 toy’s
advertisements, broadcasted in November 2009, by SIC; in the secondary analysis of official
statistics, were used the data of Marktest in order to realise, through the investment, the importance
of toys in the advertising market.
We conclude that these type of advertisements have an emotional speech, also the
presence of music and a narrator are always there. Children, cartoons and handling the product are
other features that appear in them very often. The theme and the most relevant toys depends on
the gender of the children. Regarding the advertising market this sector as little expression.
In a society were advertising is everywhere parents and schools play a key role in
preparing children for this reality.