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Requisitos de um software pedagógico para treinar a função visual em pessoas co...

Autor(es): Espadinha, Ana Cristina Guerreiro cv logo 1

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3356

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Deficiência visual; Informática; Novas tecnologias; Percepção visual


Descrição
Mestrado em Reabilitação na especialidade de Deficiência Visual O objectivo deste estudo é conhecer quais os requisitos que um software deverá ter para poder constituir-se como um instrumento de treino da função visual em pessoas com subvisão. A análise da revisão da literatura foi feita em três áreas: - sobre a visão (percepção e desenvolvimento da visão) e a problemática da subvisão (teorias do funcionamento visual e treino da função visual); - sobre os computadores e as suas vantagens/potencialidade enquanto instrumento de apoio para a população com deficiência visual; - sobre a avaliação do software (requisitos descritos como essenciais para criticar a qualidade de produtos pedagógicos) e a identificação de critérios que os valorizam. Como metodologia foi aplicado um questionário aos profissionais que realizam o apoio à população com deficiência visual em Portugal. A informação recolhida foi analisada recorrendo a técnicas da estatística descritiva (estudo de correlações). a principal conclusão deste estudo foi: os profissionais portugueses na sua maioria não têm experiência de trabalho suficiente com a população com subvisão, o que implica uma fraca confiança nos resultados obtidos. No entanto, foi possível identificar os requisitos que estes valorizam como sendo importantes ou imprescindíveis estarem presentes num software que pretenda treinar a função visual de pessoas com subvisão.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Silva, Maria Leonor Frazão Moniz Pereira da
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