Detalhes do Documento

A valorização da relação família-escola: um estudo na Escola E.B. 2,3 Dr. Ruy d...

Autor(es): Cebolais, Rita Isabel Duarte cv logo 1

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/3316

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Escola; Família; Aluno; Relação Escola-Família; Parceria; Participação; Comunicação; School; Family; Student; School-Family relationship; Participation; Communication


Descrição
Dissertação de Mestrado em Política Social Este trabalho pretende contribuir para o estudo da Relação Família-Escola, sob o ponto de vista de Alunos, Enc. Educação e Directores de Turma. Da análise das leituras exploratórias resultou um enquadramento teórico em que é apresentado o conceito “Relação Escola-Família”; as abordagens teóricas ao tema; a comunicação Família-Escola e Escola-Família; a participação da Família na Escola; a participação da Escola no incentivo à relação com a Família; as dificuldades na relação Família-Escola e Escola-Família, e o papel da criança nesta relação. A Escola E. B. 2, 3 Dr. Ruy d‟Andrade faz parte do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha, que tem características e necessidades específicas. Porque o concelho em que se insere tem características especiais, é feita uma breve caracterização. O Estudo Empírico foi realizado através de questionários auto-administrados. As principais conclusões são:  Existe uma fraca relação Família-Escola;  Falta formação aos Professores sobre este tema;  Deficientecomunicação entre Escola e Família;  Reduzida participação dos Enc. Educação na Escola;  As características sociais dos alunos e das famílias podem influenciar a relação;  As ideias pré-concebidas e os “vícios” dos Directores de Turma podem influenciar a relação;  As características sociais e demográficas do concelho podem condicionar a relação This work aims to contribute to the study of Family-School relationship, from the point of view of Students, Parents and the Directors of Class. The exploratory analysis of the readings yielded a theoretical framework in which the concept is presented "School-Family relationship"; theoretical approaches to this theme; communication Family-School and School-Family, Family participation in School, School's participation in encouraging relationship with the family, the difficulties in the Family-School and School-Family relationship, and the role child‟s role in this relation The School E. B. 2, 3 Dr. Ruy d„Andrade is part of “Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância Alpha”, which has characteristics and needs. Because the municipality where is inserted has special characteristics, is made a brief characterization. The empirical study was conducted through self-administered questionnaires. The main conclusions are:  There is a weak Family-School relationship;  Lack training of teachers on this subject;  Poor communication between school and family;  Low participation of Parents in School;  The social characteristics of students and families may influence the relationship;  The pre-conceived ideas and the "vices" of the Directors of the Class may influence the relationship;  The social and demographic characteristics of the municipality may condition the relationship
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Núncio, Maria José da Silveira
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia