Author(s):
Codeço, Ana Isabel Mendes
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2830
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aprendizagem da leitura; Dificuldades de aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem específicas da leitura; Intervenção psicomotora; Leitura; Psicomotricidade
Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa.
Pretende-se relacionar a psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem Específicas
da Leitura (DAEL), percebendo a sua interacção e a importância da intervenção
psicomotora como método para tornar o indivíduo um melhor leitor.
Neste sentido, inicialmente, define-se o que é a Psicomotricidade e quais os processos
inerentes. De seguida, faz-se um levantamento das definições existentes de dificuldades de aprendizagem, seguido do conceito de leitura e de DAEL. Termina-se com as implicações da Psicomotricidade nas DAEL, isto é, como é que a Psicomotricidade pode melhorar as DAEL. This article was developed under the Master degree in Psychomotor Rehabilitation, of the
Faculty of Human Kinetics, Technical University of Lisbon.
The aim is to relate Psychomotricity and Specific Learning Disabilities in Reading (SLDR),
realizing their interaction and the importance of psychomotor intervention as a method to
make the individual a better reader.
In this sense, initially, we define what Psychomotricity is and which processes are envolved.
Subsequently, we made a reference to several existing definitions of learning disabilities,
followed by the concept of reading and SLDR. It ends with the implications of
Psychomotricity in SLDR, this is, how psychomotricity can improve SLDR. Resumo do artigo prático "Estudo do impacto de metodologias específicas de Intervenção Psicomotora em crianças do 3º ano 3
do 1º ciclo do Ensino Básico com Dificuldades na Aprendizagem da Leitura" - Este artigo foi realizado no âmbito do Mestrado em Reabilitação Psicomotora, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa.
Baseia-se na intervenção feita a seis crianças do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, numa escola pública de Lisboa. O objectivo deste estudo é perceber a relação existente entre a psicomotricidade e as dificuldades na aprendizagem da leitura, e se a intervenção psicomotora permite uma melhor leitura.
Este artigo está organizado numa primeira parte de revisão bibliográfica, seguindo do estudo efectuado.