Autor(es):
Esteves, Ana Luísa Roque de Andrade
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/2667
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Triagem; Sistemas de triagem; Hospital Escolar; Faculdade de Medicina Veterinária; Triage; Triage systems; Teaching Hospital
Descrição
Dissertação de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária A triagem surgiu associada à actividade militar, com o principal objectivo de salvar o maior
número de soldados, de forma a manter o poderio militar. No final da década de 1980 surgiu o
1º sistema de triagem civil, o Ipswich Triage Scale, com boas indicações de performance e de
aceitação pela comunidade de emergência médica. Assim, durante as décadas de 1990 e 2000
surgiram outros sistemas de triagem: o Canadian Triage and Acuity Scale, o Manchester
Triage System, o Emergency Severity Index e o Cape Triage Score.
A triagem está, actualmente, distribuída um pouco por todo o mundo ocidental, sendo um
tema bastante comum e com o qual a maioria da população está familiarizada, incluindo
Portugal.
No campo veterinário, a triagem aparece ligada aos casos de pacientes politraumatizados,
apesar de não existir um verdadeiro sistema de triagem padronizado, como ocorre na
medicina humana.
A presente dissertação de mestrado procurou testar o efeito da implementação de um sistema
de triagem no Hospital Escolar da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade
Técnica de Lisboa (HEFMV), à semelhança dos que foram desenvolvidos para aplicação nos
serviços de urgência dos hospitais civis. Para tal, foram feitos 2 estudos no HEFMV: o 1º para
estudar os tempos de espera e distribuição dos casos nas diferentes categorias, com o actual
sistema em vigor no hospital (por ordem de chegada), e o 2º estudo, já com a aplicação do
sistema de triagem previamente desenvolvido, estudando também os mesmos parâmetros, de
forma a poder comparar os 2 estudos.
Apesar do esforço em padronizar os 2 estudos, há que ter sempre em conta os factores
variáveis e que, neste caso, tiveram grande influência: o número de clientes que se dirigiram à
consulta e o próprio número de médicos veterinários em serviço, que foram diferentes em
ambos os estudos. Assim, não foi possível concluir qual o verdadeiro efeito da triagem nos
tempos de espera dos pacientes mais urgentes. Há, contudo, que salientar os efeitos positivos
da triagem no funcionamento do HEFMV: redução do tempo de consulta, ou pelo menos, um
melhor encaminhamento da mesma, e a atenção dada a cada cliente, logo após a sua entrada
no HEFMV, demonstrando preocupação pelos mesmos. ABSTRACT - IMPLEMENTATION OF A TRIAGE SYSTEM IN THE TEACHING HOSPITAL OF
FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA – UTL -
Triage appeared linked to military activity, with the main goal of saving the highest number
of soldiers, in order to keep the military power. With the end of the 1980s came the 1st civil
triage system, Ipswich Triage Scale, with good performance indicators and acceptance by the
medical emergency community. Thus, in the 1990 and 2000 other triage systems have
emerged: Canadian Triage and Acuity Scale, Manchester Triage System, Emergency Severity
Index and Cape Triage Score.
Triage is now spread throughout the Western world, being a fairly common theme and with
whom most of the world population are familiar with, including the portuguese.
In the veterinary field, triage appears linked to cases of polytraumatized patients and there is
no real standardized triage system, as occurs in human medicine.
The present dissertation tried to test the effect of implementing a triage system in the
Teaching Hospital of Faculdade de Medicina Veterinária of Universidade Técnica de Lisboa
(HEFMV), similar to those that have been developed for application in the emergency
services of civilian hospitals. For that purpose the author made 2 studies in HEFMV: the first
one to study the distribution of patients and waiting times in the different triage categories,
with the current system at the Hospital (in order of arrival), and the second study, already
implementing the previously developed triage scale, studying the same parameters, in order to
being able to compare the 2 studies.
Despite the effort to standardize the 2 studies, it’s always necessary to count with variables
and factors that, in this case, had great influence: the number of customers who went to the
consultations and the actual number of veterinarians in service, that were different in both
studies. Thus, it was not possible to conclude what is the true effect of triage in waiting times
for patients with more urgency. Despite it all, there are, however, positive effects of triage on
the functioning of HEFMV: there was a consultation time reduction, or at least a better
routing of it, and the attention given to every customer, shortly after arriving at HEFMV,
showing concern by them.