Detalhes do Documento

A motivação de adolescentes do ensino fundamental para a prática de educação fí...

Autor(es): Rocha, Cláudia Christina Mendes cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/2141

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Adolescente; Educação física escolar; Motivação; Prática desportiva; QMAD


Descrição
Dissertação de mestrado em Psicologia do Desporto O factor motivação tem sido foco de investigação tanto em relação à definição e aplicação deste componente no dia-a-dia das pessoas em diversas situações quanto para as situações aplicáveis na Educação Física escolar. Com o intuito de verificar a motivação para a prática da Educação Física por adolescentes dos anos finais do ensino fundamental - 6º ao 9º ano, a presente investigação utilizou o Questionário de Motivação para Actividades Despotivas (QMAD), adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 368 alunos (179 meninos e 189 meninas) de escolas públicas e privadas da cidade de Cataguases-MG. Pela ordem, os motivos considerados mais importantes foram: Manter a forma; Trabalhar em equipa; Aprender novas técnicas; Fazer novas amizades; Fazer exercício; Espírito de equipa; Estar em boa condição física e Divertimento. Quanto ao género, verificamos que houve diferença significativa nos quesitos: Atingir um nível desportivo mais elevado, sendo este motivo mais relevantes para o sexo masculino e Viajar, Estar com os amigos e Influência da família, mais significativo para o sexo feminino.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Krebs, Ruy Jornada
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia