Document details

A motivação de adolescentes do ensino fundamental para a prática de educação fí...

Author(s): Rocha, Cláudia Christina Mendes cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/2141

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Adolescente; Educação física escolar; Motivação; Prática desportiva; QMAD


Description
Dissertação de mestrado em Psicologia do Desporto O factor motivação tem sido foco de investigação tanto em relação à definição e aplicação deste componente no dia-a-dia das pessoas em diversas situações quanto para as situações aplicáveis na Educação Física escolar. Com o intuito de verificar a motivação para a prática da Educação Física por adolescentes dos anos finais do ensino fundamental - 6º ao 9º ano, a presente investigação utilizou o Questionário de Motivação para Actividades Despotivas (QMAD), adaptado por Serpa e Frias (1990) tendo a amostra sido composta por 368 alunos (179 meninos e 189 meninas) de escolas públicas e privadas da cidade de Cataguases-MG. Pela ordem, os motivos considerados mais importantes foram: Manter a forma; Trabalhar em equipa; Aprender novas técnicas; Fazer novas amizades; Fazer exercício; Espírito de equipa; Estar em boa condição física e Divertimento. Quanto ao género, verificamos que houve diferença significativa nos quesitos: Atingir um nível desportivo mais elevado, sendo este motivo mais relevantes para o sexo masculino e Viajar, Estar com os amigos e Influência da família, mais significativo para o sexo feminino.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Krebs, Ruy Jornada
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU