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A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibli...

Author(s): Pinto, Maria Leonor cv logo 1 ; Barrulas, Maria Joaquina cv logo 2

Date: 2004

Origin: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas


Description
Aborda-se o marketing como disciplina e as práticas do bibliotecário, com base nos resultados de um estudo efectuado em bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Apresenta-se a visão dos profissionais relativamente a uma temática que alguns consideram que lhes é estranha, mas que outros de forma consciente ou apenas intuitiva utilizam, com objectivo de melhorar a resposta das bibliotecas aos seus públicos. Referem-se as técnicas, os meios e as soluções encontradas pelos bibliotecários e suas equipas para colmatar a inexistência de profissionais especializados em marketing nos quadros de pessoal. Discute-se a importância do marketing para as bibliotecas (evolução e vantagens) e apresentam-se alguns exemplos práticos que demostram uma verdadeira atitude de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que toca à orientação para o utilizador, à promoção, às estratégias adoptadas e à orientação para o utilizador.
Document Type Article
Language Portuguese
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