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Gestão da Qualidade: uma experiência de Implementação da CAF

Author(s): Freitas, Celeste cv logo 1 ; Medeiros, Pedro cv logo 2 ; Cabral, Susana cv logo 3 ; Rosa, António cv logo 4 ; Costa, Isaura cv logo 5 ; Costa, Madalena cv logo 6 ; Melo, Maria Graça cv logo 7 ; Craveiro, Marta cv logo 8

Date: 2007

Origin: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas


Description
No contexto actual do processo de Modernização da Administração Pública e do recentemente aprovado Sistema Integrado da Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP), está previsto a avaliação das organizações, a qual deve ser feita através do recurso à Auto-Avaliação. Através da aplicação da CAF - Common Assessment Framework, um modelo de auto-avaliação criado no âmbito da União Europeia especificamente para a Administração Pública, os organismos promovem a gestão da qualidade através da realização de diagnósticos que têm por referência um conjunto de boas práticas e indicadores que caracterizam o desempenho da sua organização. A CAF é uma ferramenta de auto-avaliação. Comparativamente com a EFQM, e embora derivado deste, é um modelo mais simples e mais fácil de aplicar à Administração Pública. Para além de permitir o desenvolvimento de uma cultura de gestão estratégica e de serviço público orientado para o cidadão, permite também o desenvolvimento de práticas de benchmarking, proporcionando assim a tão importante comparabilidade institucional. A Auto-Avaliação, com base na CAF, permite proceder a um diagnóstico do funcionamento e dos resultados da organização.Pretendemos dar um testemunho do percurso da equipa que, desde o inicio, acreditou no Projecto e que acredita numa Cultura de Qualidade aplicada ao sector público. Para que a implementação da CAF na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (adiante designada de BPARPD) fosse uma realidade foi necessário um forte empenho da Equipa de Auto-Avaliação que efectuou o diagnóstico de todos os critérios inerentes ao modelo dando cumprimento ao cronograma pré-estabelecido. Mais do que falar do modelo propriamente dito pretende-se partilhar a metodologia utilizada para implementação da CAF, o processo de aprendizagem verificado e os resultados da organização. Ao decidir implementá-la, e tendo em conta a missão e os objectivos da organização, pretendeu-se que o processo fosse uma “preocupação de TODOS” tendo sempre em atenção os pontos fortes e quais os pontos a melhorar.
Document Type Article
Language Portuguese
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