Autor(es):
Melo, Luiza Baptista; CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
; Barbosa, Helena
; Correia, Carla
; Rodrigues, Alice
; Taveira, Ana
; Pires, Cesaltina
; Martins, Olinda
; Pereira, Orísia
Data: 2007
Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Descrição
Inúmeras bibliotecas do Ensino Superior em todo o mundo recorrem às técnicas de benchmarking para o reconhecimento das boas práticas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta comunicação descreve um projecto de avaliação do desempenho dos serviços, que decorre de uma parceria das Bibliotecas dos Departamentos de Matemática Aplicada e Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), da Universidade Lusíada de Famalicão, do Centro de Documentação Europeia – Biblioteca Geral da Universidade dos Açores e do Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João.As metodologias que fundamentam este estudo baseiam-se num modelo misto Estrutura Comum de Avaliação (CAF) – Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido para bibliotecas académicas. Definem-se os critérios de avaliação aos quais se associam os respectivos indicadores de desempenho (ID) em conformidade com as Normas Internacionais ISO 11620 e ISO 2789. São ainda considerados alguns ID consensuais utilizados em iniciativas de aferição do desempenho realizados em universidades da Alemanha, Austrália, Áustria, Suécia, Reino Unido e Holanda.Com o conhecimento das fraquezas e dos sucessos, sem pudores e constrangimentos, de forma partilhada e em parceria, conseguem-se soluções para melhorar a performance - é o conceito emergente deste estudo sobre optimização dos serviços de documentação académicos.