Autor(es):
Campos, Maria Isabel; Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
; Lopes, Sílvia; Departamento de Sócio-Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
; Pinheiro, Cristina; Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
; Brissos, Ana Cristina; Biblioteca, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
Data: 2012
Origem: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Assunto(s): Bibliotecas Universitárias; Competências Profissionais; Literacia da Informação;
Descrição
As bibliotecas universitárias desempenharam desde sempre um papel fundamental no apoio à comunidade académica, nomeadamente nas diversas atividades letivas e de investigação. A realidade do ensino e investigação em Portugal tem-se alterado nos últimos anos, decorrente da introdução do Processo de Bolonha no Sistema de Ensino Superior que forçou o corpo docente a reorganizar os currículos, tanto em conteúdos como em métodos de ensino, exigindo também transformações significativas ao nível das bibliotecas e do papel dos bibliotecários.O processo de Bolonha, carregando em si uma nova filosofia de ensino no novo espaço Europeu, obrigou, no caso específico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), à reestruturação dos currículos dos cursos. Todas estas mudanças implicaram a reorganização dos serviços da biblioteca, exigindo uma maior eficácia e eficiência no cumprimento da sua missão, visando ser uma referência e um centro de excelência, nacional e internacional, na criação, transmissão e difusão de cultura, ciência e informação para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas.Com o conhecimento pleno dos objetivos e da missão, visão e valores estratégicos dos serviços, e experienciando este ambiente de transformação e mudança, iniciam-se no ano letivo de 2005/2006 os Projetos “Biblioteca Dinâmica” e “Literacia da Informação”, imprimindo uma nova “vida” aos serviços da Biblioteca/SDI e garantindo algumas competências de literacia informacional à Comunidade da FFUL.Com base nestes dois projetos, pretende-se apresentar as diversas valências da Biblioteca da FFUL, nomeadamente: a gestão das coleções, através de um diagnóstico do estado atual da coleção e da atualização e complementaridade do acervo com a bibliografia das disciplinas dos cursos; a disponibilização de informação em novos formatos (e-books e periódicos eletrónicos) e novas ferramentas (bases de dados); a renovação do site da Biblioteca, acompanhando a evolução das tecnologias de informação, permitindo uma maior autonomia do bibliotecário e, ao mesmo tempo, fomentar a sua capacidade colaborativa na manutenção interna de conteúdos e aplicação de novas funcionalidades mais atrativas ao utilizador; a adoção das Redes Sociais, com a divulgação dos serviços e atividades através do Facebook, proporcionando a interação mais direta com o utilizador; a cooperação com os órgãos e serviços da FFUL, centrada no papel colaborativo do bibliotecário - formador no âmbito das atividades letivas.Paralelamente, a biblioteca tem contribuído e colaborado no desenvolvimento de projetos transversais à Universidade de Lisboa: Repositório.UL – Repositório Institucional da Universidade de Lisboa e Levantamento das Publicações Científicas da UL. Relativamente ao Repositório.UL, a atuação tem-se centrado na sua gestão, na preparação de materiais de apoio, realização de sessões de divulgação e criação de um grupo-piloto, na FFUL, para auto-arquivo da produção científica. Por outro lado, o Projeto de Levantamento das Publicações Científicas permitiu a colaboração mais estreita com o corpo docente e científico da FFUL na recuperação da produção científica. O planeamento deste trabalho, na FFUL, teve em vista a possibilidade de integração e interoperabilidade entre todas as plataformas: Base de Dados da Publicação Científica – Repositório.UL – Plataforma DeGóis.Estas novas valências dos serviços e os projetos transversais, aqui abordados, acompanham o evoluir e a transformação da Universidade, conferem à Biblioteca da FFUL uma nova imagem e um lugar próprio no seio da instituição e da Comunidade Académica e proporcionam aos seus profissionais o reconhecimento por parte dos seus utilizadores.