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Método de análise de conteúdo para estruturar um modelo de boas práticas sociai...

Author(s): Alvim, Luísa; Casa de Camilo-Museu. Centro de Estudos cv logo 1 ; Calixto, José António; Biblioteca Pública de Évora CIDEHUS-UÉ (Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora) FCSH-UNL (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) cv logo 2

Date: 2012

Origin: Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas

Subject(s): Métodos de análise de conteúdo; Facebook; Bibliotecas Públicas; Biblioteca 2.0; Modelo de análise


Description
Esta comunicação apresenta uma reflexão teórica e uma revisão crítica sobre a questão de como conceber um modelo de análise que permita observar, recolher e quantificar dados a observar nas páginas do Facebook de bibliotecas públicas sobre o desempenho social das mesmas e a contribuição dos utilizadores, para que se crie uma estrutura que defina boas práticas na biblioteca pública 2.0. A revisão de literatura sobre o tópico métodos de análise de conteúdo para a construção de um modelo original para esta investigação é o foco central deste artigo. O trabalho futuro visa aprofundar a questão da função social da biblioteca pública, para discernir quais os constructos sociais que definem esta missão e quais os que deverão ser selecionados para o modelo de análise. A biblioteca pública desempenha um papel social importante no espaço público físico e online permitindo o encontro e o relacionamento social entre pessoas e comunidades, possibilitando aos seus utilizadores reais e virtuais a constituição de uma experiência social que poderá ser positiva. A oferta de serviços pelas tecnologias de informação e comunicação são a nova porta de entrada a todos os utilizadores, alargada a uma comunidade mais ampla e enriquecida pelas capacidades da Web social. Este estudo aborda uma breve revisão bibliográfica sobre métodos de análise e consequentes modelos CSCL, já implementados online e destinados a observações em áreas científicas similares e procede à discussão sobre a utilização de outros métodos de estudo.
Document Type Article
Language Portuguese
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