Detalhes do Documento

Ensino do jornalismo: o digital como oportunidade

Autor(es): Canavilhas, João cv logo 1

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/717

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Ensino; Jornalismo


Descrição
A revolução digital surpreendeu o sector da informação pela forma célere como os novos equipamentos se impuseram nas redacções, mas também pela influência que tiveram no processo de produção de notícias. Em pouco mais de duas décadas, computadores e máquinas fotográficas digitais, só para citar dois exemplos, tornaram-se imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer publicação, independentemente da sua dimensão. Para este sucesso muito contribuiu a rápida evolução tecnológica e um mercado de consumo ávido de novos produtos, o que permitiu o aumento da produção e consequente redução dos preços de hardware e software. Facilitado o acesso às tecnologias, os meios de comunicação depararam-se com um novo problema: a qualificação dos recursos humanos Para os profissionais no activo, a solução passou pela formação: acções ministradas pelos vendedores dos equipamentos, cursos do Cenjor ou a auto-aprendizagem em contexto de trabalho foram algumas das alternativas utilizadas. Uma outra opção foi recrutar jovens licenciados na área da Comunicação, contando com os seus conhecimentos na área do digital. Porém, também as escolas foram surpreendidas pela forma célere como o digital se impôs no sector.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia