Author(s):
Fernandes, Sónia Agosto
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2393
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Eco-design; Design sustentável; Design industrial; Brinquedos
Description
Esta dissertação tem como objectivo primordial rever casos de design de brinquedos e analisá-los face a considerações ecológicas e educativas, criando um ponto de ligação entre a
educação para a sustentabilidade e as boas práticas do eco design, concebendo ainda uma
metodologia que possa ser usada na produção de novos objectos lúdicos e, ou, didácticos.
Assim, foi efectuada uma revisão bibliográfica para o levantamento do estado da arte, no âmbito dos temas de educação para a sustentabilidade, design ecológico de brinquedos e metodologias de design sustentável. A dissertação produziu também resultados de âmbito metodológico, como produto da revisão das metodologias existentes, da sua análise e da sua
combinação, e, ou melhoria. Deste modo faz-se a proposta de três metodologias para guiar o processo de concepção de brinquedos. Por um lado, apresenta-se uma metodologia para a concepção de brinquedos que visem a educação para a sustentabilidade ambiental e o fomento nos petizes da consciência ecológica. Por outro lado, faz-se ainda uma proposta metodológica para orientar o projecto de brinquedos que exemplifiquem as boas práticas do design sustentável. Dada a inexistência de metodologias relatadas na bibliografia para a concepção de brinquedos optou-se por desenvolver uma nova metodologia para esse fim, baseada nas metodologias gerais de projecto sistemático e contemplando as fases de desenvolvimento psicossocial e emocional da criança. Os resultados no domínio projectual consistem na realização de projecto de dois objectos lúdicos seguindo as metodologias
propostas, o que resultou num projecto de design ecológico de brinquedo para 1 a 2 anos, e num projecto de brinquedo para 3 a 5 anos que visa promover a educação para a
sustentabilidade ambiental e a consciência ecológica. No âmbito do processo de avaliação dos resultados projectuais com vista à validação da metodologia desenvolvida, propõe-se para
trabalhos futuros o levantamento de dados empíricos através de questionários, que venham a suscitar a criação de modelos empíricos relacionando as propriedades dos objectos criados com as impressões subjectivas dos pais e amigos dos seus utilizadores. Desse modo poderá
averiguar-se se as metodologias propostas e implementadas dando lugar à concepção dos
brinquedos apresentados são eficazes face aos objectivos que orientaram a criação das
mesmas.