Document details

O mínimo como habitação: reabilitação do Bairro da Alegria

Author(s): José, Ana Margarida Fleming cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2354

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Espaço habitacional; Covilhã; Reabilitação urbana


Description
O presente trabalho apresenta um estudo destinado a dar solução para o estado degradado do Bairro da Alegria e principalmente sobre as habitações de áreas reduzidas, no qual se desenvolveu um conceito de habitação mínima flexível, com o intuito de albergar estudantes. Este bairro apresenta zonas urbanas desertificadas, com edifícios devolutos, muitos deles em condições infamantes. Para responder aos problemas de desertificação urbana torna-se necessário dar importância e actualizar os espaços urbanos, integrando-os no espaço envolvente, fazendo deles exemplos dentro da sua cidade, da região e até mesmo do existente. O sistema projectual deste estudo mostrou-se mais vantajoso do que o anterior, o que resultou numa maior possibilidade de variações tipológicas. As novas habitações permitem estabelecer uma interacção do estudante com o espaço habitacional, baseada em alterações espaciais e formais, permitindo que o estudante adapte e organize o espaço conforme as suas necessidades ou se molde aos diferentes momentos do dia e até da vida útil do edifício, tornando a habitação adaptável a diferentes circunstâncias, sendo possível manipular o seu enquadramento, organização interior e a sua versatilidade. Este projecto revela, para além de uma solução, um ponto de partida para outras possíveis situações emergentes, onde o espaço mínimo é uma premissa importante.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, José da Silva Neves
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU