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A criação do espaço arquitectónico no cinema alemão dos anos 20: o gabinete do ...

Autor(es): Rodrigues, Ana Paula Alves cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2345

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Expressionismo alemão; Arquitectura cenográfica


Descrição
"Agora e para sempre (...) os filmes serão o tradutor mais fiel dos sonhos mais ousados dos arquitectos" Luis Buñuel A Arquitectura e o Cinema estabeleceram desde cedo uma relação, que apresenta uma das suas épocas mais frutuosa no Expressionismo Alemão e no decorrer da ascensão da República de Weimar. Com o final da Primeira Guerra Mundial, enquanto assistimos a uma época de redefinição arquitectónica, assistimos igualmente a uma ascensão da produção cinematográfica onde alguns arquitectos deixam a sua marca. O Cinema Expressionista Alemão, fortemente marcado por experimentações e redefinições, expõe na sua criação algumas das mais importantes e expressivas cidades cinematográficas da história do Cinema. Caracteriza-se pela representação da realidade de forma subjectiva, procurando fugir do convencional e da própria razão e eleva nas suas concepções o papel da Arquitectura e da própria Cidade. Este estudo, através de uma análise detalha de duas cidades cenográficas, pertencentes a dois dos filmes mais emblemáticos do Cinema Expressionista Alemão, O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene, e Metropolis, de Fritz Lang, pretende identificar e evidenciar a relevância e o significado atribuído à Arquitectura no Cinema da época. Apesar de visualmente os dois filmes apresentarem registos diferentes, em ambos é a imagem da cidade que mais se evidencia. A cidade deixa de funcionar apenas como um pano de fundo e ganha uma nova importância, estabelecendo-se como elemento principal. No clima entre guerras que se vivenciava, estas cidades cenográficas reflectiam e denunciavam, através da sua engenhosa concepção, a sociedade da época. Estas constituem-se igualmente num espelho da evolução e das alterações que se verificaram na arquitectura durante aquele período histórico.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Pinto, Luis Miguel de Barros Moreira; Nogueira, Luis Carlos da Costa
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