Author(s):
Pereira, Mafalda Serra Dias Domingues
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2333
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Artes performativas; Espaços culturais
Description
A tese apresentada, cuja fundamentação teórica tem a finalidade de abordar a arquitectura das edificações destinadas à realização de artes performativas, visa esclarecer os meios e conceitos pelos quais se atinge a sua concepção. As artes performativas implicam relações entre várias áreas de conhecimento, manifestando os seus ideais, através da representação física, perante uma audiência. Tal forma de arte põe à prova as capacidades do corpo humano, tendo como suporte uma estrutura, cuja constituição reúna capacidades técnicas favoráveis à sua performance. A expressão artística destinada a um público necessita sempre de um palco. Esta edificação é concebida consoante o tipo de produção. As artes cénicas reúnem características diferentes, de tal modo que a organização do espaço onde elas se realizam varia. A complexidade das estruturas dedicadas a este género de produções provém da relação da geometria da arquitectura entre o palco e auditório. A organização técnica das suas superfícies irá determinar o tipo de acústica e iluminação pretendida para determinado género artístico.
A edificação destas estruturas depende também do meio onde se pretende executar a sua projecção, tendo em consideração a sua relação urbana, ou seja, o modo como o seu espaço é organizado em determinada urbanização, dependendo da análise das condições sociais, económicas e culturais da cidade.
Um dos capítulos desta dissertação dedica-se a um caso prático ante o qual é examinada a projecção de um edifício destinado às artes performativas. Será feita uma abordagem aos conceitos técnicos analisados na parte teórica da dissertação colocando em prática esses mesmos conceitos.