Author(s):
Pignatelli, Francesco
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2180
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Património urbano; Calçada Romana
Description
Actualmente na Europa verifica-se a existência de diferentes realidades e metodologias de planificação urbanística. Dentro deste contexto, tanto Portugal como Itália, distinguem-se pela diversidade de património urbano, que permite dar forma e consistência à “imagem das cidades”.
No âmbito desta matéria existem as politicas urbanísticas das cidades europeias como instrumentos, que permitem estudar o desenvolvimento dos ambientes urbanos.
Através dos recentes instrumentos de análise geográfica (PDM, Elementos cartográficos, etc.) e dos antigos e eficientes instrumentos de política de ordenamento do território (PGU, POT, etc.), foi efectuada uma análise comparativa entre uma cidade portuguesa (Covilhã) e uma italiana (Matera). Este estudo apresenta algum interesse, uma vez que se está a comparar duas cidades que se encontram afastadas no espaço, mas próximas do ponto de vista do percurso evolutivo de criação de ambientes urbanos.
Pretende-se ainda com este trabalho, desenvolver sistemas de planeamento sustentáveis, que permitem preservar os ambientes históricos e tradicionais destas cidades.
Este trabalho está organizado em duas partes.
A primeira inclui uma abordagem ao conhecimento e descrição do ambiente urbano das cidades de Matera (Itália) e Covilhã (Portugal), analisando a história e a evolução dos lugares, assim como os acontecimentos sócio-económicos que levarão as duas cidades a ter uma identidade cultural, um património arquitectónico, uma riqueza histórica e um ambiente natural único e importante no panorama nacional e europeu.
Na segunda parte do trabalho faz-se uma descrição dos dois bairros mais significativos e representativo de ambas as cidades, Bairro La Martella e Spine Bianche em Matera e Bairro do Rodrigo e da Estação na Covilhã. São analisados e apresentados de uma forma metódica e sintética, os diversos elementos morfo-tipológicos e de teor urbano, que compõem e afectam a qualidade urbanística dos lugares, das áreas residenciais e do bairros. Neste trabalho propõe-se efectuar um estudo comparativo entre os diferentes bairros, observando o desenvolvimento da habitação e analisa-la segundo diferentes pontos de vista, tais como, aspectos logísticos, distâncias e posicionamento dos bairros e ainda as condições sócio-económicas da década de 50.
Cada um dos níveis de evolução física e sociológica (Zona Urbana, Espaços públicos, Arquitectura e Actividade, Centro Histórico, Imagem urbana, Edifícios e Fogos, Construção) foi dividido em diferentes capítulos, apresentando em cada um deles, uma breve descrição dos respectivos níveis. Estas caracterizações constituem um suporte de apoio para a analise da requalificação e valorização urbana à escala da cidade, dos bairros e dos conjuntos habitacionais.