Detalhes do Documento

Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com neces...

Autor(es): Vaz, Sandra Maria cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2135

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Sucesso escolar; Necessidades educativas especiais; Educação especial; Dificuldades de aprendizagem


Descrição
O presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Osório, Paulo
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia