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Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com neces...

Author(s): Vaz, Sandra Maria cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2135

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Sucesso escolar; Necessidades educativas especiais; Educação especial; Dificuldades de aprendizagem


Description
O presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Osório, Paulo
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