Author(s):
Ramos, Isabel Maria Pires da Fonseca Aguilar
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2133
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Aprendizagem da leitura
Description
A interacção escola-meio apresenta-se como uma realidade à qual a escola não pode ficar alheia. O presente trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca da leitura e da sua aprendizagem, remete para a formação de uma comunidade de leitores que de um modo ingénuo e até poético mostra que, mesmo no interior do país, os pais/encarregados de educação apenas necessitam de ser acarinhados e valorizados, para poderem colaborar activamente com os professores na educação dos seus filhos. Deste modo, a
escola partiu para além dos seus muros à procura de outros contextos que indiscutivelmente se podem cruzar entre si, de forma harmoniosa. E, assim, foi nascendo o que neste trabalho apelidámos, com uma certa audácia, de comunidade de leitores.
Esta comunidade de leitores, assumida de forma democrática, constituída por
leitores com interesses diversificados, mostrou, ao longo da nossa investigação,
poder ser um elo precioso entre a escola e a comunidade.