Document details

Escola e família: comunidade de leitores em contextos escolares e não escolares

Author(s): Ramos, Isabel Maria Pires da Fonseca Aguilar cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2133

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Aprendizagem da leitura


Description
A interacção escola-meio apresenta-se como uma realidade à qual a escola não pode ficar alheia. O presente trabalho, para além de apresentar uma síntese acerca da leitura e da sua aprendizagem, remete para a formação de uma comunidade de leitores que de um modo ingénuo e até poético mostra que, mesmo no interior do país, os pais/encarregados de educação apenas necessitam de ser acarinhados e valorizados, para poderem colaborar activamente com os professores na educação dos seus filhos. Deste modo, a escola partiu para além dos seus muros à procura de outros contextos que indiscutivelmente se podem cruzar entre si, de forma harmoniosa. E, assim, foi nascendo o que neste trabalho apelidámos, com uma certa audácia, de comunidade de leitores. Esta comunidade de leitores, assumida de forma democrática, constituída por leitores com interesses diversificados, mostrou, ao longo da nossa investigação, poder ser um elo precioso entre a escola e a comunidade.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sardinha, Maria da Graça Guilherme d'Almeida
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU