Document details

No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil

Author(s): Lopes, Olga Maria Ramos Nuno cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2125

Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Subject(s): Literatura infantil


Description
A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU