Autor(es):
Lopes, Olga Maria Ramos Nuno
Data: 2008
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2125
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Literatura infantil
Descrição
A narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de
significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias
para a construção da compreensão leitora.
“O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura.
Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação,
aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.