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A promoção da leitura no âmbito da didáctica da língua portuguesa

Autor(es): Salvado, Silvia cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2109

Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Assunto(s): Promoção da leitura; Competência da leitura


Descrição
Num momento em que novos programas do Ensino Básico relançam a reflexão em torno do papel da escola no que respeita à promoção do gosto pela leitura, a presente dissertação representa um pequeno contributo para a consciencialização dos professores relativamente a esse papel insubstituível na construção de comunidades de leitores. O nosso estudo obedece à estrutura que passamos a apresentar: No capítulo 1 - A Leitura - apresentamos uma introdução teórica e metodológica à competência de Leitura, procedendo à clarificação do conceito que, em termos temporais, tem vindo a sofrer algumas alterações relacionadas com os contextos históricos, económicos e socioculturais. Procurámos ainda incluir os conceitos em torno da avaliação da leitura e dos instrumentos e processos de avaliação, assim como analisar, de forma breve, as potencialidades e limitações dos diferentes instrumentos de avaliação. Sustentamos a nossa reflexão em autores, como Sim-Sim, Azevedo, Silva et al., Viana, entre outros, uma vez que se debruçaram sobre aspetos implicados nos programas e nos documentos que norteiam a nossa prática letiva. No capítulo 2 - Novo Programa de Português do Ensino Básico (2º ciclo) - explicitamos o papel da competência da leitura no programa, numa perspetiva articulada com as outras competências. As opções de trabalho sugeridas, e respetivas implicações pedagógicas, deram sustento ao nosso projeto Biblioteca de Turma e Interações. No capítulo 3 - Da Promoção da Leitura à Mediação - debruçamo-nos sobre a motivação, as medidas e a promoção da leitura, que relacionamos com os contextos exigíveis em situação de ensino/aprendizagem. Seguidamente, estabelecemos pontes com a BECRE e, ainda, com o PNL. Autores como Cerrillo, Bastos, Sardinha e Azevedo, entre outros, ajudaram na elaboração deste texto.  Por último, no capítulo 4, apresentamos o desenvolvimento do projeto na escola, onde exercemos a nossa atividade profisional, e expomos, após a justificação de alguns aspetos e apresentação de linhas orientadoras, um conjunto de atividades consideradas significativas para a constituição de um projeto pessoal de leitura, em contextos diversificados.  Finalizamos com algumas propostas e considerações finais que nasceram do projeto, uma vez que potenciam novas e renovadas aprendizagens. Anexamos, ainda, um corpo de materiais que julgámos pertinentes.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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