Autor(es):
Prática pedagógica, Formação de professores
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2108
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Prática pedagógica; Formação de professores
Descrição
Na actual sociedade de informação, o domínio da escrita considera-se uma questão de cidadania, por isso, a capacidade de produzir textos escritos é, hoje, uma exigência generalizada. A massividade do acesso à escola reforça, cada vez mais, a necessidade dos cidadãos demonstrarem capacidades de escrita num leque alargado de géneros. Neste âmbito, cabe à escola formar alunos capazes de criar documentos que lhes dêem acesso às múltiplas funções que a escrita desempenha na sociedade e ao professor do 1º Ciclo, apela a sociedade que assuma a responsabilidade de levar, a bom termo, a aquisição da língua escrita pela criança.
O domínio da escrita tem na escola uma etapa fundamental no desenvolvimento das capacidades literárias das crianças. No entanto, esta, não pode limitar-se a ser transmissora de saberes neste domínio, devendo, pelo contrário, ser capaz de gerar verdadeiras situações de ensino e reflexão sobre os escritos. Assim, o trabalho com a escrita tem que ter sentido e ser orientado por pressupostos teóricos e metodológicos específicos.
Neste trabalho, procura-se compreender e reflectir a formação de professores visando a aprendizagem e desenvolvimento da escrita, por alunos do 2º ano de escolaridade, realizadas em interacção da Prática Pedagógica Supervisionada das alunas do 2º Ciclo de Ensino Superior – Mestrado em Formação de Educadores de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Em suma, este estudo de caso assume como grande finalidade o facto de se poder constituir como um instrumento de reflexão sobre o trabalho docente com a língua escrita. Surge, assim, numa dinâmica reflexiva, em prol da formação de professores, numa abordagem da prática pedagógica, com vista à literacia escolar, nos primeiros anos do ensino básico.