Author(s):
Farinha, Mafalda Isabel Monteiro Andrade Baltasar
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.6/2089
Origin: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Subject(s): Actividade extracurricular; Prática pedagógica
Description
O presente trabalho procura cumprir o desiderato de apresentar uma reflexão sobre o estágio pedagógico desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013, na Escola Básica Grão Vasco. Com efeito, apreciamos todo o labor desenvolvido na referida escola, que vai desde a caracterização da escola e das turmas, às aulas assistidas e respetivas planificações e materiais, passando pelas atividades extracurriculares, ações de formação e pela apreciação final sobre todo este percurso. Comulativamente, e tendo novamente em mente o facto de que o papel do professor não se esgota apenas na prática letiva, procurámos, com o sentido formativo, e muito sumariamente, perceber como é que o item escrita é trabalhado nos programas em vigor e nos manuais adotados. Partindo de uma breve análise aos citados documentos reguladores do proceso ensino-aprendizagem, programas, metas curriculares e nos livros escolares adotados, bem como de alguma bibliografia sobre esta temática, destacamos a importância da metodologia comunicativa e do trabalho por tarefas como facilitador da aprendizagem desta competência.