Autor(es):
Fernandes, Teresa Maria Soares
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2082
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Actividade extracurricular; Prática pedagógica
Descrição
O presente relatório tem como objetivo evidenciar todo o trabalho elaborado no contexto da prática pedagógica por nós desenvolvida ao longo do presente ano letivo 2012/2013, na antiga Escola Secundária com terceiro ciclo, agora sede do Agrupamento de escolas do Fundão. Assim sendo, destacar-se-á todo o trabalho individual e em grupo por nós desenvolvido no âmbito do estágio profissional nas disciplinas de espanhol e português, sendo que nos foi atribuída uma turma de espanhol, nível III – iniciação, na qual lecionámos até ao final do ano letivo. Devo salientar que as aulas assistidas foram observadas não só nesta turma como também numa outra de nível IV – continuação. No que diz respeito ao português, lecionámos as aulas assistidas a uma turma da orientadora, de 12ºano. Para o efeito, não só utilizámos como analisámos e elaborámos o material necessário para que o processo de ensino /aprendizagem tivesse como base uma metodologia adequada e motivadora face aos conteúdos programáticos a abordar. Destes materiais, destacamos as planificações, os programas e os manuais escolares de cada disciplina, que, sendo um material de apoio fundamental no trabalho diário do professor, se tornou imperioso verificarmos a pertinência, qualidade e rigor das atividades que nos ofereciam. Apresentamos, desta forma, uma reflexão pessoal de toda a prática pedagógica que inclui a caraterização da escola e das turmas em que lecionámos, aulas assistidas a diferentes níveis e respetivas planificações, fundamentações e materiais. Por último, apresentaremos, também, todas as atividades extracurriculares organizadas e dinamizadas por nós e uma apreciação final de todo este percurso.