Autor(es):
Ramos, Carla Marisa Calixto
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.6/2078
Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online
Assunto(s): Educação plurilingue o; Educação intercultural
Descrição
A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, sob a orientação da Professora Doutora Maria da Graça D’Almeida Sardinha.
Numa primeira parte, procurou-se refletir sobre a importância do desenvolvimento da competência plurilingue no âmbito de uma sociedade caracterizada pelo seu crescente multiculturalismo. Neste contexto, a escola assume um papel fundamental enquanto entidade formadora de cidadãos plenos, com uma participação democrática ativa, capaz de olhar e interpretar a realidade circundante de forma informada e critica. Para tal, em muito contribui o contato com a literatura infanto-juvenil enquanto forma de desenvolver um bom nível de literacia em leitura, o que será certamente determinante para a formação da consciência cívica do aluno. Este é, aliás, um dos objetivos subjacentes à escolha da obra “ O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”: o de mostrar aos alunos a importância de olharmos a realidade de uma forma refletida, de fazer-lhes sentir que o colorido que a vida nos proporciona é mais importante do que a visão a preto e branco que muitos defendem.
Por fim, e dada a componente de língua estrangeira do presente mestrado, uma inevitável reflexão sobre a importância da componente intercultural ao serviço de um cidadão cuja atitude se paute pelos valores do entendimento, da tolerância e respeito mútuos pela diversidade, assente na competência linguística, mas também na cultural.
Em seguida, foi feita uma descrição do contexto onde decorreu o estágio pedagógico e uma análise crítica dos materiais de trabalho, após o que se segue o capítulo dedicado à atividade letiva desenvolvida. Nele, surgem as unidades didáticas lecionadas, acompanhadas das respetivas justificações pedagógicas e do desenvolvimento de aula. Os recursos didáticos utilizados encontram-se nos anexos, cuja remissão se encontra devidamente assinalada ao longo do corpo do texto.
Por fim, um elenco das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo não apenas na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, mas também no Agrupamento de Escolas de Constância, local onde a professora-estagiária Virgínia Vieira se encontrava a lecionar.